segunda-feira, 26 de abril de 2010

Deliria ( 1987 )

O que lhe falta em novidade, sobra-lhe em inventividade formal, e parece-me justo considerá-lo um dos últimos exemplares de respeito do (desaparecido?) gênero italiano. < GIALLO >
A Itália sempre foi o primo pobre (financeiramente) de Hollywood, e Deliria é um bom exemplo. Pouquíssima grana, muita criatividade, Soavi recria os famosos slashers, tão na moda nos Estados Unidos dos anos 80, como Sexta-Feira XIII e A Hora do Pesadelo. O pássaro sangrento ( Deliria ) se destaca pelo incrível jogo de cores, luzes e sombra, pelos plano-seqüências inesperados.




Michele Soavi foi assistente de Dario Argento em classicos do diretor <>

segunda-feira, 19 de abril de 2010

F for fake (1974)

Orson Welles anuncia a temática do filme: “um filme sobre trapaça e fraude. Sobre mentiras”.F for Fake é um documentário ensaístico, um filme sobre a fraude, a mentira, nos seus vários ângulos. O filme gira ao redor do pintor e falsificador húngaro Elmyr de Hory (1906-1976) e seu biógrafo Clifford Irving (1930), que por sua vez teria falsificado uma biografia de Howard Hughes na década de 1970, pela qual foi inclusive preso.

Num estilo livre e contemporâneo, mesclando cenas coloridas e preto-e-branco, o filme se desenvolve num ritmo alucinante de fluxo de consciência, com imagens paradas misturadas a cenas curtas, entrevistas e falas do próprio Welles.

O filme explora intensamente a metalinguagem, ou seja, o cinema falando sobre o próprio cinema, com cenas e comentários do próprio Welles sobre o processo de filmagem e edição. Aliás, as técnicas utilizadas para edição notabilizaram o filme.



A partir do momento em que a arte perdeu essa “aura”, com o desenvolvimento da fotografia e do cinema, é possível questionar: qual é hoje a importância do original?

domingo, 18 de abril de 2010

I walked witha a zombie ( 1943 )

Extremamente eficaz no uso da luz e sombra e na disposição dos elementos em cena (objetos, detalhes, figuras humana) para criar quadros que evocam magistralmente uma atmosfera sobrenatural. < O tratamento fotográfico, jogando com as sombras e os medos que elas despertam nas mentes sugestionáveis. >

Jacques Tourneur, é influência e inspiração maxima de diretores como Lucio Fulci e George Romero.




domingo, 4 de abril de 2010

The Treasure of the Sierra Madre

É um filme sobre a ganância e o que as pessoas fazem por dinheiro. Um amigo faz pelo outro apenas oque tem medo que o outro possa fazer. Montagem de primeira com uma fotografia impecavel. Oscar de melhor direto para John Huston que além de um excelente diretor era um grande ator também.



A trama é das melhores e o filme passa num piscar de olhos.