quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cannibal Holocaust (1980)

   “Found Footage” é um género cinematográfico que cruza o terror com o “mockumentary” (documentário falso), e onde o que nos é apresentado são umas alegadas filmagens feitas por pessoas que desapareceram ou foram encontradas mortas. O espectador é posto numa posição onde está a ver a “prova de um crime”. Estes filmes têm algumas convenções estéticas para os tornar mais credíveis: os actores falam directamente para a câmara a qual abana muito para recriar o realismo de uma filmagem caseira. Geralmente estes filmes são promovidos por campanhas de marketing baratas mas astutas: vendem a ideia que as filmagens são mesmo reais e que faz toda a diferença o espectador assistir ao filme.        Ruggero Deodato

Professor de antropologia em Nova York, viaja para uma longínqua floresta na América do Sul para descobrir o que aconteceu com um grupo de documentaristas que desapareceu no local dois meses atrás.

A primeira e mais curiosa situação polémica em que o filme se viu envolvido foi na sua Itália natal, onde foi acusado de ser um “snuff” (um filme que conta com assassinatos reais). “Cannibal Holocaust” estreou com uma campanha de marketing que o vendia como as filmagens encontradas de um grupo de documentaristas desaparecidos na Amazónia. No filme, víamos provas de que eles haviam sido violentamente torturados e mortos por um grupo de canibais. Víamos também sinistros rituais dessa tribo: uma indígena a ser violada e empalada, animais a serem violentamente mortos.






“I wonder who the real cannibals are”

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Brain Damage (1988)

Um nojento parasita que secreta uma droga altamente viciante em Brian, que deixa de responder pelos proprios atos. ///  Foi com "Brain Damage" que o realizador Frank Henenlotter atingiu o patamar mais elevado da sua carreira. O rapaz recebe um líquido azul que lhe é injectado no cérebro através da nuca e em troca recebe ainda uma grande "pedrada", mas também um enorme dependência nesta poderosa droga.